Seus medos e suas crenças vão surgir, principalmente, no momento em que você propõe ir além da sua zona de conforto atual.

Aqui quero dizer: toda vez que desejar dar um próximo passo na sua vida, seja tentando construir um negócio, investir em um relacionamento, melhorar sua saúde, expandir seu portifólio; vão surgir diversos medos, principalmente frente as incertezas e falta de garantias.

Isso acontece porque frente ao novo, nos sentimos, de uma certa forma, mais vulneráveis e expostos emocionalmente.

E frente a tudo isso, só vamos conseguir persistir naquilo que queremos, para sentirmos o gostinho bom do próximo nível, se nos permitirmos:

– Sentir o desconforto dessa situação, pois muitas vezes frente ao desconforto tendenciamos a evitar a situação, porque nosso instinto humano sempre nos levará a fugir da dor e buscar o prazer (buscar meios de sentir o mínimo de dor possível).

Eu diria que nos sabotamos quando identificamos que estamos distanciando daquilo que temos “controle” e “certeza”.

E se na hora que percebo que posso crescer eu mesma vou la e puxo meu tapete, porque percebo que estou em “risco” e que está doendo.

E assim retrocedo e contínuo como sempre fui.

Então, é preciso aprender a tolerar o desconforto e ter “disposição x coragem” para enfrentar aquilo que não gostaria de estar enfrentando.

Sim! Muitas vezes isso é desafiador, porque superestimamos o nosso medo e subestimamos nossa capacidade, por isso precisamos ajustar nossa percepção nesse processo todo.

Porém, nunca teremos resultados diferentes se deixarmos de enfrentar o que é desconfortável.

Para começar:

1-    Desapegue da busca excessiva de certezas e garantias – essa BUSCA AUMENTA sua insegurança e tende te manter na zona de conforto;

2-    Busque habilidades e competências necessárias: só vou superar medos com exposição e dessensibilização até chegar na habituação. E para chegar na habituação, frequência e duração no desconforto, é crucial para superação do seu medo. Qualquer medo e receio que você gostaria de superar, será esse o ponto.

3-    Confie em você! Essa é uma aliança que pode te favorecer. Como? Exatamente cumprindo aquilo que se propõe. Busque diariamente ter atitudes congruentes com aquilo que deseja ser, ter e fazer.

Vou finalizar esse artigo com uma frase que gosto muito do Tal Ben Shahar:

“O maior erro que você pode cometer na vida é ficar sempre com medo de cometer erros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *